quinta-feira, 29 de outubro de 2009

HALLOWEEN, SACI PERERÊ E DOMÍNIO CULTURAL

HALLOWEEN, SACI PERERÊ E DOMÍNIO CULTURAL
- pelo Dia do Saci

Paulo Matos (*)

Pelo Dia do Saci: a ampliação no Brasil das adesões à comemoração do Halloween neste dia 31 de outubro, o Dia das Bruxas, no arco do domínio econômico e cultural secular, reflete um estado de submissão a um folclore triste de neve e frio, sem brilho – que pede o Saci para alegrar-se. O Dia das Bruxas vindo de fora cresce sem a nossa história e beleza tropical.

O Halloween não tem nossa riqueza de multiplicidade étnica da maior natureza do mundo, que produziu o Saci Pererê, frutificado de países de capital concentrado extraído das minas gerais, em que vive um estágio econômico perverso e falimentar - um estado mental incompatível com estes nossos tempos de expansão libertária e igualitária.

Saci é o folclore do menino negro de barrete vermelho, de perna única, que alegra as matas. Uma mescla do indígena e do africano, brasileiro de raiz, que o grande incentivador do petróleo Monteiro Lobato cobra existência real desde 1917 - quando lançou seu manifesto. A nação cobra este retorno às raízes do Saci nestes tempos de projeção do Brasil e do bota-fora das bruxas que nos apavoram por séculos.

(*) Paulo Matos
Jornalista, Historiador pós-graduado e Bacharel em Direito
E-mail: jornalistapaulomatos@yahoo.com.br
Blog: http://jornalsantoshistoriapaulomatos.blogspot.com
 F.13-38771292 – 97014788

Nenhum comentário: