terça-feira, 29 de setembro de 2009

Salve Conde!

Salve Conde!

Paulo Matos (*)


A posse nesta terça do secular, emérito e nobiliário jornalista Carlos Conde na editoria-geral de A Tribuna, vindo de volta do Planalto que nos devolve e brinda, representa, para a categoria, um resgate histórico e de raiz - digno de reverência de excelência real e não formal a que faz jus, na resistência à censura e ao atraso, pelas luzes de seu patrimônio ético e moral.

Profissional exemplar de extensa vivência na obra desenvolvida, Conde, ao revés, se faz nobre. Não no sentido de fidalguia, mas como o fruto ligado umbilicalmente a terra e ao mar de seu ?Peixe?, em seu exercício nobilitante do fazer notícia e enfrentar restrições vencidas - como as que enfrentou e ajudou ao triunfo no sentido da profissão como ideologia .

Conde, nessa postura de tradição sublime, construiu uma carreira que nasceu - e se afirma agora - em sua própria pátria santista magistral, de cidade e de time como o que adotou por uma vida.

Guarda esta mágica inerente a polis que a cultiva altaneira e libertária em face dos agravos impostos e das vitórias arrancadas, seja nos campeonatos, nas greves, nos manifestos, nos gols ou autonomias consagradas ? que nobilitará seu meio, que retoma, amante da santiscidade que é. Resistir, para ele, é prosseguir sua senha e que saudamos.


(*) Paulo Matos
Jornalista, Historiador pós-graduado e Bacharel em Direito
E-mail: jornalistapaulomatos@yahoo.com.br
Blog: http://jornalsantoshistoriapaulomatos.blogspot.com
F.13-38771292 – 97014788

Nenhum comentário: