domingo, 27 de setembro de 2009

PETRÓLEO E LAVAGEM CEREBRAL

PETRÓLEO E LAVAGEM CEREBRAL

- Petróleo, “por um Brasil rico e culto”, diz o “Jornal do Petróleo” de 1937. Que a democracia popular que elegemos para o Governo nos dê essa garantia.

Paulo Matos (*)


Nos escreve Dinarco o boletim da AEPET NOTICIAS, enviado através do histórico petroleiro e jornalista Vasco Nunes, sobre os processos e tergiversações pelos quais os gringos se apossam de nosso petróleo. Que não queriam nos deixar descobrir nos tempos de Monteiro Lobato, pelo que mataram e prenderam, em tramas inacreditáveis de desaparecimentos e envenenamentos.


A estratégia não mudou: quem já leu o livro “O escândalo do petróleo e do ferro”, uma das armas de Lobato nessa batalha, escrito em 1936 na primeira edição (depoimentos apresentados à Comissão do Petróleo) observa isso. Era o tempo da Lei Fleury, outro criminoso, na filosofia dos trustes de “não tirar petróleo, nem deixar que o tirem”, visando resguarda-lo em tempos de vacas gordas. Hoje, eles invadem, por armas ou por subornos.

No livro de Lobato, consta que o verdadeiro descobridor do petróleo pelo qual ele lutou foi Oscar Cordeiro, que em 22/1/39 viu brotar da terra o ouro negro que construiria o país. Apesar da quase homofonia, não o confundamos com Omar Carneiro, este que citado no texto de hoje é o presidente da Shell, que montou um lobby para quebrar o monopólio conquistado pelo sangue e suor de brasileiros.


Sangue e suor de gente como Aldo Ripasarti e Deoclécio Santana, entre tantos, que morreu com uma bala dos policiais em Santos em 1947, gritando que o Brasil tinha petróleo, o que era proibido...Tantas foram as histórias me repassadas por Ripasarti, antes de partir, este que ficou presidente da Frente de Defesa do Petróleo e da Economia Nacional fundada nesse ano - na solenidade do aniversário da tomada de Monte Castelo - aqui em Santos...


Os Estados Unidos descobriram o petróleo 80 anos antes de nós, em 1859. Em 1927 tinham quase um milhão de poços. Em 15 anos, abrimos 65 poços, eles 380 mil. Foram 70 por dia, nós 4 por ano! São dados do livro. “Tivessem um serviço geológico como o nosso... México, Venezuela, Colômbia, Chile, Peru, todos descobrem e exploram o petróleo. Mas o Brasil... Não tem! Mas Lobato, como Dumont, insistiu, contra tudo e contra todos os agentes do imperialismo.


Agentes como o que a Shell tem agora, um Goebels, digo, um Goebel (a homofonia, desta feita, se aplica), pregador da mesma sistemática imperialista para a quebra do monopólio conquistado em 1954, afinal revogado criminosamente em 1997. A “liberdade de imprensa”nas mãos do capital perverte a verdade como a palavra democracia, a que coloca aspas, a liberdade de votar mas não de mudar o regime de poucos sobre muitos...


Mentem, mentem, mentem fazendo referências “equivocadas”para desqualificar pessoas dignas e comprometidas com o país, para fazer contratos vantajoso$ para os abutres, rejeitando até o ex-deputado Luiz Alfredo Salomão, indicado pelo Lula, para a fiscalização da ANP.

Assim como o Visconde de Sabugosa foi o Anjo Gabriel do petróleo que anunciou em 37 e que chegou em 39, em Lobato – mera não, brilhante coincidência! -, os carrascos do povo voltariam 60 anos após.


Tenho comigo – coisa rara – edições do “Jornal do Petróleo”, de 1937, que tinha como diretor responsável José Augusto Adail de Oliveira, enviado a Santos para um senhor chamado Guilherme Herzog. Marcas dos primeiros tempos dessa luta de ouro pelo ouro negro. “Nosso programa: por um Brasil rico e culto”, alinha-se como manchete na sua primeira página, com as fotos de Hilário Freire e Monteiro Lobato - o que se torna símbolo a partir do número 2.


1938, abril: o Governo decreta a nacionalização dos poços de petróleo. É a grande senha do progresso nacional, por mais escolas e hospitais, por apoio aos camponeses. A luta prosseguiria, seria vitoriosa, construiria - mas, sem uma transformação social de base, voltaria às mãos dos que queriam impedir que o Brasil soubesse que tem petróleo e o explorasse. Que um novo amanhã preserve nossos direitos a uma pátria de petróleo, pão, terra e liberdade. Que o governo da democracia popular traga esta garantia.


(*) PAULO MATOS
Jornalista, Historiador pós-graduado e bacharel em Direito
Email: jornalistapaulomatos@yahoo.com.br
Blog: http://jornalsantoshistoriapaulomatos.blogspot.com/
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=3193061565782244472
Twitter: http://twitter.com/jorpaulomatos
F.13-38771292 – 97014788


Nenhum comentário: