segunda-feira, 1 de junho de 2009

SOCIALISMO E FUTURO

SOCIALISMO E FUTURO

Paulo Matos (*)

A cidade de Santos tem história no movimento socialista brasileiro, registrada com Silvério Fontes, o pai do poeta Martins Fontes, que fez parte da fundação do Partido Socialista Brasileiro em São Paulo no início do século XX.

Mas antes, no final do século XIX, fundou aqui aquele que é considerado o primeiro circulo socialista brasileiro, o Centro Socialista de Santos – junto com o professor Carlos Escobar e o também médico Raimundo Sóter de Araújo. Era um socialismo acadêmico, evolucionista, que queria o futuro.

Sim, porque Silvério Martins Fontes, o pai do poeta José Martins Fontes, foi o pioneiro do socialismo no Brasil – que expunha teoricamente em palestras feitas em saraus e bibliotecas e fazia o jornal “A Questão Social”. Sergipano, também foi abolicionista e inovador na Medicina, trazendo para cá as teorias de Pasteur, a microbiologia. A ciência abrigando o conhecimento para o presente desenhando o futuro.

O ano do reagrupamento do socialismo brasileiro chegou em 1947, quando o Partido da Esquerda Democrática se transforma no PSB. E tem uma marca, derivada de seu rompimento com a UDN, que reunia a oposição à Ditadura Vargas: os grupos de base, que deveriam discutir os princípios e ações do partido.

São do PSB os iniciadores da luta “O Petróleo é nosso”. Em 1952, João Mangabeira é o candidato à Presidente da República, com pequena expressão eleitoral, mas marcando posição crítica ao getulismo e ao udenismo. Daí, as alianças foram com o PCB e o PTB, crescendo eleitoralmente pela esquerda. Com Miguel Arraes no Pernambuco, prefeito de Recife e depois governador, surge o educador Paulo Freire, entre os grandes nomes do PSB no Brasil, onde o Partido tem futuro e compromisso.


(*) PAULO MATOS - Jornalista, historiador pós-graduado e bacharel em Direito jornalistapaulomatos@yahoo.com.br
Fone (13) 97014788




Nenhum comentário: