sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

MAÇONARIA, UMA MISSÃO

MAÇONARIA, UMA MISSÃO

(*)Paulo Matos

As associações de pedreiros-livres, dos pedreiros medievais, estão na raiz da maçonaria, como os construtores da catedral de Notre-Dame de Paris, que detinham e reservavam seus segredos de ofício. Estes não eram os da maçonaria, como se chegou a pensar, mas do ofício.

A partir do século XVII, tais segredos eram apenas simbólicos – o martelo, o colherão, o avental, o esquadro e o compasso. São os símbolos da Maçonaria, inclusive a designação de Deus como supremo arquiteto do universo.

A Maçonaria, ao contrário do que muitos pensam, não é uma religião, nem sociedade secreta. Não tem poderes mágicos nem lida com bruxarias, demônios ou coisas do gênero. Apenas faz o bem. É uma sociedade apenas discreta de existência notoriamente pública, com estatutos registrados em cartório e publicados na imprensa oficial.

A Maçonaria pode ser definida como uma entidade de caráter especulativo-filosófico, que pretende, antes de tudo, orientar os homens e as nações no sentido de uma determinada filosofia de vida, uma filosofia existencial que pratica a filantropia sem ostentação.

Extremamente tradicional, ritualística e hierarquizada, a maçonaria tem seus rituais e ensinamentos próprios, em que alguns são mantidos em segredo. Não é a Maçonaria inimiga das religiões, não sendo sectária.

Os pedreiros medievais, origem da maçonaria, estavam isentos da jurisdição dos bispos, eram livres, portanto. Daí a expressão pedreiros-livres, em inglês free-masons, em francês franc-mason. A partir do século XII, as associações de pedreiros-livres assumiram outras categorias como membros honorários, gente da nobreza, do clero, jurisconsultos e outros profissionais liberais que chegaram a constituir a maioria de seus membros – dando início a assim chamada Maçonaria especulativa, de caráter filosófico.

Em 1717 foi fundada a Grande Loja de Londres, reunindo, sob a jurisdição de um grão-mestre, as 4 associações deste gênero (lojas) em funcionamento naquele país, que se irradiaram rapidamente para o mundo.

Nenhum comentário: