quinta-feira, 24 de julho de 2008

SANTOS QUER HISTÓRIA - V

Santos quer história - V

Paulo Matos

E por falar em arquitetura religiosa, temos ainda a Igreja do Valongo, fundada pelos franciscanos, que é de 1640. A Igreja do Rosário de 1757, passou a ser a Matriz de Santos (1908-1924) - devido à demolição da antiga, resultado das obras de reurbanização na região da Praça da República -, até a construção da Catedral atual, iniciada na primeira década do século XX.

O conjunto do Carmo, com Igreja e Capela datadas de 1580 e 1760, respectivamente, é exemplo da arte barroca brasileira. A Catedral de Santos é outro ponto importante a ser visitado. Iniciada em 1909 e concluída na segunda metade do século XX, seu estilo neo-gótico é semelhante ao da Catedral da Sé, em São Paulo, ambas projeto de Maximiliano Hell.

E o que dizer da Capela de Santo Antonio do Embaré? E o que dizer da reprodução estilística do arquiteto espanhol da mágica Barcelona Antoni Gaudi, que nada tem de religioso, no então ousado e moderno Parque Verde Mar dos anos 50? Ninguém do nosso tempo viu – e nem eu – a monumental obra que era a Rotisserie Sportsman onde é hoje o Banespa/Santander da Praça Mauá. E é claro o Miramar, Centro de Diversões no Boqueirão, construído em 1896 e onde nasceu a Rádio Clube em 1924.

É muita história, mas que exige preservação. O centro da cidade tem casarões fantásticos de uma época em que se colocava o ano de construção, década de 10 e 20, se perdendo. São Paulo, Capital, fez uma lei autoritária, gerou protestos, mas que transformou seu visual – Lei “Cidade Limpa”. Barcelona fez uma reforma completa engajando todos os setores, no movimento “Barcelona, torne-se bonita” ou “Barcelona, posa`t guapa” . Todos ganhamos com este empenho. Ganham empresários da construção, ganham lojistas, ganham os trabalhadores, ganham os turistas, enfim. Vamos restaurar?

Nenhum comentário: