domingo, 25 de abril de 2010

HOMENAGEM IVAN

O NOSSO IVAN SE FOI



Paulo Matos (*)

O Farmacêutico dos Pobres de Tude Bastos se foi. Ivan Agostini Barroso há 38 anos mudou-se com a sua Vilma Canova para o núcleo nascente de Tude Bastos, em 5/10/75 e lá refez a vida, sendo feliz outra vez - um espaço em branco no bairro que se forma na terra e se abre no céu. 

Nascido em Areato, MG, em 18/10/1932, era filho de José Sérvulo Cardoso e Maria Margarida Barroso. Ivan tinha nove irmãos e estava casado com Vilma há 38 anos. Conheceram-se em 1972 e ele faleceu no dia 23 de março de 2010. Lá teve com Vilma quatro filhas, Ivana, Ana Amélia, Sandra e Cybele, já formadas e casadas. Formadas em Farmácia, Publicidade e Propaganda, Educação Física e Psicologia – para servir.

Ivan, que havia sido o Farmacêutico dos Pobres, antigo dono da Farmácia Patriarca, na Rua Amador Bueno, em Santos, era muitas vezes pago em espécie, aves e ovos. E voltou a sê-lo, no estilo dos médicos Martins Fontes e Silvério Fontes. Entre tantos outros humanitários como o praiagrandense Casimiro, que aos 100 anos ia para Praia Grande do hospital que trabalhava em Santos com um cacho de bananas nas costas, de ônibus.

Ivan reiniciou meio que tardiamente a vida, como Vilma, amaram-se e construíram uma geração. Tinha uma pequena farmácia ao lado de sua casa na Avenida Irmãos Adorno, desde o tempo de muito mato e abandono local. Era a drogaria Planalto, socorro dos trabalhadores sem nenhum outro sistema de saúde, que com seu suor construíram o bairro.  

Vilma, sua esposa, mulher forte, doce, mas determinada e trabalhadora, ajudou a construir esta vida e estas vidas. Só não pôde ajudar no assalto que vitimou Ivan, duramente espancado e com uma coronhada que causou efeitos, que perduraram até seu fim. A agressão apressou as conseqüências da doença.

 A família vendeu a farmácia pelo perigo que havia dos assaltos constantes. E por ele já não conseguir administrar o negócio, devido ao início da doença. O Mal de Alzheimer é muito triste, mas ele sempre teve a família por perto dando o carinho, principalmente Vilma - que teve a paciência e dedicação exclusiva durante todos estes anos, do modo carinhoso com que sempre tratou seus semelhantes.


Merece homenagem perene este mestre da vida e mestre da sobrevivência e do progresso, este colonizador ajudou a formar Tude Bastos. E a defender a vida de seus intrépidos moradores agentes do progresso e do amanhã com suas famílias desde há 38 anos. Um número que em si mostra seu esforço e coragem em prol do coletivo.

Em tempos de tanto egoísmo e falso brilho, exemplos com o de Ivan, que transmitiu a essência da verdade ajudando o próximo e enfrentando desafios de vida, necessitam ser disseminados, divulgados e expostos como grandes exemplos de desbravadores e construtores sociais. Imitemos, pois, este Ivan, em solidariedade - gerando modelos exemplares de bondade.
  
Paulo Matos 
Jornalista, Historiador pós-graduado e Bacharel em Direito 
E-mail: jornalistapaulomatos@yahoo.com.br

Blog: 
www.jornalsantoshistoriapaulomatos.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/jorpaulomatos 
Fone: 13-97014788

Nenhum comentário: