terça-feira, 21 de outubro de 2008

A revolução de Antonieta

A REVOLUÇÃO DE ANTONIETA
Paulo Matos (*)

Nada será como antes nesta região. Em Guarujá, como Lula, a hoje prefeita Antonieta aliou-se e fez história, em uma das maiores e fulminantes reversões eleitorais do país nestas eleições municipais de 2008.

Em pleno século XXI de grandes transformações econômicas e sociais mundiais, continentais e nacionais, ao lado da ilha de São Vicente nasceu um processo histórico notável e apaixonante. No momento de mais uma crise cíclica do capitalismo e no questionamento mundial dos mecanismos do sistema gerador de pobreza, na micro-região do Guarujá/SP - onde se opõe radicalmente miséria e riqueza -, a contestação tem seu oásis.

Este oásis é o da projeção da transformação da qualidade de vida de milhares de pessoas que chegaram e vieram trabalhar e morar em dezenas de favelas. Ou que chegaram antes, mas que tem a mesma natureza de exploração e opressão.

Na também ilha de Santo Amaro ocorreu uma Revolução recente, um fenômeno municipal que consagra localmente esta era – o que exige comemoração por seu jeito humano. Era a eleição da prefeita Maria Antonieta, que propunha um novo jeito de pensar e governar, para livrar a cidade dos miasmas e fantasmas com quem convivera.
Jovem, liderança política antiga na cidade, Maria Antonieta de Brito é uma feição política atípica, eqüidistante dos demais, que traz em seu perfil a ternura que “Che” não queria perder nos enfrentamentos da luta ideológica. Suave, é diferente.
Militante das causas sociais, vereadora do PT, dirigente partidária, não aceitou a invasão do Partido pelos postiços que queriam descredenciá-lo como força-motor da mudança, submetendo-o a antiquados modelos de gestão e dominação. Saiu e candidatou-se pelo PMDB à Prefeitura. E consagrou-se no primeiro turno, junto com os que pensaram sempre uma sociedade melhor e mais justa.
A eleição de Maria Antonieta em Guarujá resgata o papel do outrora denominado “partido-ônibus” PMDB como eixo, como o que abrigando as esquerdas derrubara a Ditadura Militar. Partido que, outra vez, agregou estes setores em aliança com estruturas tradicionais - para transformar o antigo território produtor do óleo de baleia, que cresceu com os que chegaram e que de Guarujá se tornaram.
Não, não era nossa Antonieta fiel às idéias da rainha derrotada pela Revolução Francesa de 1789, esposa de Luiz XVI, de quem arrastava o nome: na verdade seu oposto, essa Revolução de Guarujá 2008 era dela e de seus companheiros.
Era uma Revolução sem decapitações, mas com as flores tiradas do chão da antiga Guaíbe dos indígenas e as flechas da poderosa Confederação dos Tamoios do Litoral Norte. Ela teve essa coragem. E apostou no sacrifício da mudança necessária, a que preconizara em seus discursos, porque tem a história na mão.
Uma Revolução apoiada pelas consciências locais, só as que ousaram enfrentar o poder, postura que assumiram como raio. E por grupos de esquerda celebrizados por sua presença na caminhada da transformação social, como o Movimento Revolucionário Oito de Outubro. Um feito incomum em nossos tempos, resultante da precisão coletiva dos objetivos.
Era preciso dizer que os guarujaenses seriam capazes de erigir a sociedade aos seus mais legítimos rumos de pão, terra e trabalho para todos. Desta feita a história foi acelerada pela ação popular que se opunha aos mecanismos tacanhos de cooptação, retrógrados porta-vozes do atraso.
No conflito acirrado com uns poucos resistentes, intitulados celerados porque perseguiam soluções ainda que sob o domínio das forças obscurantistas, nessa insistência a candidata sagrou-se prefeita, revertendo um resultado há muito previsto e acertado entre os poderosos coronéis locais.
Guarujá, a antiga Guaíbe dos índios, a ilha de Santo Amaro, foi um dos primeiros pontos, senão o primeiro, a ser visitado na descoberta brasileira, trinta anos antes da chegada de Martim Afonso pelas águas de Guarapissumã, como os nativos chamavam o mar que separa as ilhas e que eles cogitaram ser um rio.

O colonizador, após assumir a posse do território, deixou a ilha de Santo Amaro para Pero Lopes de Souza, doada por João III em 1534, dentro do plano de povoamento do Brasil pela iniciativa particular.

A criação da Estância Balneária do Guarujá ocorreu em 1893. Em primeiro de março de 1923 foi instituído o Distrito de Paz em Guarujá, que abrangia todo o território insular. E a 30 de junho de 1926 o governador Carlos de Campos assinava a Lei número 2.184, que desmembrava Guarujá e instituía a sua prefeitura sanitária.

Em 1832, Guarujá foi transformado em vila - e em fins do século XIX começou a tornar-se balneário da elite, atraindo migrantes que formaram uma multidão de explorados e favelados sem atendimento nem equipamentos sociais até hoje.

A 21 de janeiro de 1931, o Interventor Federal em São Paulo, João Alberto Lins Barros extinguiu a prefeitura sanitária de Guarujá pelo Decreto número 4.844, reintegrando-o a Santos. Porém, a 30 de junho de 1932 o governador paulista Armando de Salles Oliveira criava a Estância Balneária de Guarujá - pelo Decreto número 1.525. Era a emancipação administrativa.

No ano de 1947, a nova Lei Orgânica dos Municípios, decorrente da Constituição de 1946, emancipava muitas estâncias balneárias, hidrominerais e climáticas. Entre estas, Guarujá, pátria desta Revolução de Antonieta, que se tornou Município - o desta Revolução de Antonieta 2008. Agora, nada será como antes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Paulo,

Segundo seu raciocínio, Antonieta saiu do PT por não aceitar a "invasão" dos que "queriam descredenciá-lo como força-motor da mudança, submetendo-o a antiquados modelos de gestão e dominação". Ora, mas o que representa a família Mariano se não um, nas suas palavras, "antiquado modelo de gestão e dominação"? O patriarca do clã, falecido ex-prefeito Maurici Mariano, governou a cidade por três ocasiões. E sua marca nada mais foi do que um "antiquado modelo de gestão e dominação".

A relação entre Maurici e Farid é de criador e criatura, a exemplo de Quércia-Fleury e Maluf-Pitta. Assim como nos dois exemplos, o primeiro e o segundo se desentenderam - o que não quer dizer que nem um nem outro tenha tido alguma crise de consciência. Afinal, as mesmas conveniências políticas que agregam, desagregam.

É deprimente o PT ter se aliado a Farid Madi para conquistar a vaga de vice e, no futuro, quem sabe, ter seu apoio como cabeça de chapa. Mas também é deplorável que uma mulher com a história de Antonieta tenha ido ao encontro do que sempre combatera na vida: o clã Mariano. Seria o mesmo que Walter Pinheiro, em Salvador, aliar-se ao carlismo e compor chapa com ACM Neto. Daria para aceitar?

Não posso acreditar que seja possível comparar a trajetória de Maria Antonieta - respeitabilíssima, diga-se de passagem, já que vem da área mais nobre da sociedade, que é a educação - com a do presidente Lula. Fazer concessões e alianças para chegar ao poder é absolutamente normal e foi o que Lula fez ao ter José Alencar como vice e José Sarney como maior aliado no Congresso. A diferença é as eleições de Lula deveram-se preponderantemente ao seu carisma e ao próprio PT. O PMDB não foi sócio da vitória de Lula - aliás, esteve com Serra na primeira eleição e neutro na segunda. Já os Mariano são sócios de Antonieta na vitória.

Prefiro acreditar que as intenções da nova prefeita sejam as melhores possíveis. Mas não sei no que vai dar.

Um abraço,

André Graziano

Anônimo disse...

Caro Paulo,

Lula, realmente, aliou-se ao diabo para chegar ao poder. Embora eu não negue minha tendência ao lulismo, não posso deixar de reconhecer que o nosso presidente continua aliado ao diabo. Diabo este representado pela elite financeira que bate palmas para a política econômica de Henrique Meirelles.

Repito que não é possível, nem de longe, comparar Antonieta aLula - seria o mesmo que comparar Pelé ao Biro Biro, para simplificar a discussão.

Torço muito, como já disse, para que a prefeita Antonieta faça um governo mais próximo ao povo. Até acredito que seja possível, pois poucas vezes vi um governo tão longe do povo quanto o de Farid Madi. Um dos poucos prefeitos que tiveram a capacidade de perder de cara no primeiro turno tendo a máquina administrativa na mão. O feito é comparável a Alckmin em 2006, que conseguiu ter menos votos no segundo turno que no primeiro.

Porém, a nossa prefeita - minha também, já que ainda me considero um guarujaense - não rompe, de maneira alguma, com "forças da oligarquia local". A oligarquia local - que hoje, no Guarujá, está dividida entre os Madi e os Mariano - continua no poder. Apenas a "facção" é que mudou. Mas logo logo eles se entendem de novo. Sempre foi assim. Em todos os lugares, historicamente.

Quanto a uma "revolução", me perdoe, mas acho ingênuo de sua parte acreditar que isso possa acontecer. O próprio governo Lula, que revolução provocou no Brasil? O sistema não mudou. Algumas ações do governo federal são louváveis, como o criticado Bolsa Família e os programas sociais que aprovo. Mas ainda estão longe de ser uma revolução, que, segundo o dicionário, é uma "transformação radical". Isso não aconteceu. E nem vai acontecer.

Anônimo disse...

Em entrevista concedida ao jornal "A Tribuna" no último dia 27/01/09 a Prefeita Antonieta de Brito declarou que não consegue dormir devido a dívida de mais de 1 Bilhão de reais do Municipio, imputando a totalidade da culpa do endividamento público ao seu antecessor Farid Madi. Não somos advogado do ex-prefeito, nem mesmo afiliados a nenhum partido, mas como contribuintes, eleitores, munícipes do Guarujá e brasileiros, gostariamos que houvesse mais ética na política, principalmente no Guarujá, onde o novo Secretário Gafanhoto Dario Duarte, marido da ex-deputada Mariângela Duarte falou à imprensa que o “Guarujá é uma Terra sem Lei”.
A Prefeita elegeu-se apoiada pelos professores da rede pública e pela Família Mariano, alguns dizem que ela é apenas um fantoche para o Clã Mariano voltar ao poder, já que pelas urnas seria praticamente impossível a família Mariano retomar.
A Prefeita Antonieta foi Professora e Vereadora no Guarujá, moradora da comunidade da Vila Zilda, portanto não pode alegar desconhecimento das dividas e problemas do município.
A Prefeita foi militante do Partido dos Trabalhadores e por discordância do apoio do seu partido ao ex-prefeito e a diretriz do diretorio regional filiou-se ao PMDB.
Acredito pessoalmente que não foi mudança ideológica já que vem premiando diversos “Companheiros Petistas” com cargos públicos no Guarujá, subentende-se que foi oportunismo da Prefeita e da Família Mariano.
A Prefeita também deve esclarecer que o maior Precatório do Município do Guarujá deve-se a insanidade do Ex-Prefeito Maurici Mariano tentar desapropriar o Morro do Maluf, processo que levou a sua administração a contribuir por essa imensa divida pública.
A questão da dívida com a Receita Federal e os respectivos valores, a Prefeita teve a partir do dia 21/12/08 o Governo de Transição e visitou recentemente o TCU em São Paulo: - Será que realmente ela não tinha conhecimento da divida???
O que fazem os Vereadores do Guarujá, incluindo-se a Prefeita(Ex-Vereadora), que tem obrigação de fiscalizar o executivo. Será que o Ex-Prefeito Farid teve caixa para pagar o acordo com a Receita Federal do Brasil.
A Prefeita alega que não consegue dormir direito, aproveitando a insônia da Prefeita vamos fazer algumas sugestões para a redução de gastos da Prefeitura e conseqüentemente aumentar a sua arrecadação:

* Primeiro rever as nomeações dos Gafanhotos que recebem em média R$ 8.500,00 e nem mesmo residem no Município, ou seja Pizzarias, Açougues, Restaurantes, Farmácias,etc...não conseguem tirar nenhum pedacinho do salário dos “Funcionários Gafanhotos”, já que os mesmos levam os vencimentos para outros Municípios vizinhos.
* A Prefeita anunciou que demitiu 380 funcionários, mas após algumas visitas a Prefeitura gostariamos de saber quantos ela contratou. Não existem vagas disponíveis no imenso estacionamento do Paço Municipal ao lado da Rodoviária, nota-se que praticamente em todas as Secretárias existem funcionários novos e a maioria nem mesmo conhecem os procedimentos operacionais (com exceção da Ouvidoria, nosso Publicitário-Ouvidor é muito competente), desde o Protocolo até a Secretaria de Esportes e Educação, e a imensa quantidade de funcionários no Paço Municipal sem mesas, em pé muito similar a baratas após uma detetização.
* Recomendamos a Prefeita a restaurar o sistema informatizado da Arrecadação Tributária, após o vencimento do contrato com a empresa fornecedora a Prefeitura não licitou um novo contrato e ficou sem informatização na Secretaria de Finanças aproximadamente há 02 anos, ou seja a Prefeitura não sabe nem quanto tem a receber das empresas no Município, apesar do Carnê de IPTU e a taxa de lixo ter chegado em minha residência, pago a bagatela de R$ 375,00 de Taxa de Lixo, o equivalente a R$ 1 por dia (a coleta é alternada dia sim, dia não).
* Também recomendamos a Prefeita acabar com a Festa das empresas de fora do Município instalarem-se no Verão no Guarujá e não pagar ISS (existe um beneficio legal para isso), principalmente os Bancos Privados, quando você assina um Contrato de Leasing, Financiamento, CDC, o contrato sai com os dados de Barueri.
* Gostariamos de saber se a imensa de quantidade de Torres de Retransmissão de Telefonia Celular no Guarujá, estão pagando o ISS ao Município.

A Prefeita também poderia aproveitar as Verbas Federais de modernização da Administração Pública e instalar o sistema de Geoprocessamento similar ao de Santos e cobrar IPTU de milhares de casas que pagam Impostos como terrenos, e outras verbas que as administrações anteriores por incompetência não beneficiaram nosso Município.
E nossa principal recomendação a Prefeita é que como Ex-Petista, defensora da moral e ética na Política Nacional, não permita em sua administração o que já vem ocorrendo o NEPOTISMO, todos fomos testemunhas da moralização imposta no Senado e na Câmara Federal, por que a lei não vale no Guarujá???? – Está certo a a Família Mariano ocuparem 04 Secretárias
Pior é que já temos o convite da Secretaria de Turismo a Mariângela Duarte, que declinou inicialmente a Secretaria que seu marido comanda no momento.
Prefeita também não se esqueça como Pedagoga do Projeto da Escola Técnica Federal do Guarujá, da Universidade Federal já que sua Secretária de educação transformou-se em uma unanimidade negativa, e lembre-se que o Guarujá percentualmente tem o maior índice de Deficientes Físicos por habitantes, cuide bem de nossas crianças já que sabemos que tem muita gente interessada em ocupar sua cadeira, portanto não se levante muito da sua mesa....
Portanto amigos, administrar é delegar poderes, e como dizia o imortal “Delfin Neto”, “Divida Pública não se paga, se Administra”, até porque no ritmo que a carruagem anda, ela tranqüilamente nos próximos 2 anos vai dobrar de valor. Prefeita fique tranquila, não preocupe-se com a Receita Federal conforme declarações ao jornal, em março nós teremos o famoso REFIS III e a senhora negocia suas dívidas com o Fisco.