A MOÇA DESNUDA DA UNIVERSIDADE
Paulo Matos (*)
Já houve tempo que a nudez foi arte. Hoje, enquadrada em um sistema violento, faz isso. As análises sobre os múltiplos aspectos do episódio recente da jovem atacada na universidade, porque vestida com ousadia, revela aspectos sociais importantes que retratam estes tempos de crise social. A violência criminal não existe por acaso.
A moça foi vaiada, xingada e agredida por pessoas que apoiam a tortura e a pena de morte. Estas análises deixaram de considerar o grau de degradação moral e cultural de nossa população, expressa mais acirradamente na juventude.
É uma juventude “educada” pela barbárie da TV e pelas academias de ginástica, gestionadas por uma sociedade violenta e egoísta que treina esportes e não freqüenta bibliotecas. Logo andarão de quatro outra vez, tenho dito. É só observar o estágio das relações individuais e sociais. São ascendentes, os "self made man", que põe fogo em mendigos.
Esta é uma geração de inoclastas e de idiotas, que em massa e com a ascensão de grupos religiosos pode sim resultar em algo semelhante ao fenômeno nazi-fascista, que se deu em uma sociedade mais evoluída do que a nossa em um espetáculo de barbárie, estupidez e egolatria. Avisar é bom, projetar com base em dados é melhor ainda.
A boçalidade da condição destes "universitários" e sua falta de formação e informação é caótica, resultado do aperto na panela de pressão da Ditadura Militar. Fazendo com que eles se deixem guiar pela testosterona e pelos estímulos da propaganda.
Não se deixe de avaliar a participação das próprias mulheres que, incorporando o sistema, fazem da beleza e da atração um negócio de ascensão social, rentável de alguma maneira - nem que seja com o prazer do orgulho. Vítimas do sistema econômico que difunde o egoísmo e o cada um por si, transforma pessoas e sentimentos em coisas - fazendo temer pelo futuro.
Paulo Matos
Jornalista, Historiador pós-graduado e Bacharel em Direito
E-mail: jornalistapaulomatos@yahoo.com.br
Blog: http://jornalsantoshistoriapaulomatos.blogspot.com
Twitter: http://twitter.com/jorpaulomatos
Fone 13-38771292 - 97014788
Nenhum comentário:
Postar um comentário