terça-feira, 10 de novembro de 2009

FAVELA INCENDIADA

FAVELA INCENDIADA

Outubro 2009

Paulo Matos (*)

Aconteceria se as metas olímpicas para 2016 e para a Copa do Mundo em 2014 fossem as metas sociais preconizadas pela ONU? “Mais um incêndio em favela de São Paulo. Dessa vez foi na favela Diogo Pires. Acontece que esse é o quarto incêndio nessa mesma favela que sofreu com incêndios em 2000, 2002, 2006 e agora em 2009. Segundo documento da FINEP de 9/3/2005, o Laboratório de Segurança ao Fogo, do IPT de São Paulo, que há 28 anos vem desenvolvendo trabalhos de prevenção e controle de incêndios, são registrados, em média, 800 incêndios por ano em São Paulo. Pergunto: Média de 800 incêndios por ano?” Por que as metas esportivas são mais importantes do que as sociais? Moradias? Saúde? Educação? Transporte Coletivo? Ou estádios e pistas?

“Por que o último incêndio em uma favela do Rio – que tem quase tantas favelas quanto São Paulo – só aconteceu em 1969 na favela Praia do Pinto, durante o governo do Carlos Lacerda? Curiosidade: dias antes desse incêndio o DOPS prendeu todos os dirigentes da FAFEG (Federação das Favelas do Estado da Guanabara) que foram acusados de serem comunistas. Será que os últimos incêndios nas favelas de São Paulo seriam uma forma de se evitar as obras do PAC que urbanizariam essas favelas?...”

Estes dois parágrafos são originais do texto de Stanley Burburinho que me chegou pela Internet. Aconteceria se as metas olímpicas para 2016 e para a Copa do Mundo em 2014 fossem as metas sociais preconizadas pela ONU? Por que as metas esportivas são mais importantes do que as sociais? Moradias? Saúde? Educação? Transporte Coletivo? Ou estádios e pistas? Ou vamos deixar que alguém cuide disso com espírito de “empreendedorismo”? Pode até ser, se o articulador tiver ótica social.

(*) Paulo Matos
Jornalista, Historiador pós-graduado e Bacharel em Direito
E-mail: jornalistapaulomatos@yahoo.com.br
Blog: http://jornalsantoshistoriapaulomatos.blogspot.com
 F.13-38771292 – 97014788

Nenhum comentário: